sexta-feira, 7 de novembro de 2014

ENEM: Dicas!

Oi meninas tudo bom? Espero que sim pois eu estou muuuuito nervosa!!!

Hoje o post é totalmente diferente da temática do blog, mas que é de extrema importância na maioria dos jovens brasileiros, como vocês já sabem nesse final de semana acontecerá o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e eu tenho algumas dicas finais pra te dar!



  1. Não adianta mais estudar! É normal que agora na reta final role algum arrependimento por não ter se dedicado tanto, ou a ansiedade te faz estudar compulsivamente. Tenha em mente que não irá funcionar, talvez você absorva alguns conhecimentos, mas a capacidade disso gerar efeito negativo é bem maior, e você não quer isso né??? Se você julgar necessário produzir conhecimento a essa altura, selecione um documentário ou filme sobre temas possíveis de estar nas questões, ditadura militar é uma boa!
  2. Chegue cedo! Mora perto do local de prova? Chegue cedo! Mora longe do local? Mais um motivo para chegar cedo!!! Seu cartão de confirmação te pede para chegar com uma hora de antecedência. Já pensou que horrível seria se você pegasse trânsito ? Ou fazer a prova com o sol em cima de você? Ou bem embaixo do ar-condicionado? Nada pode te distrair nesses dois dias, então entre cedo e pense bem onde irá se sentar e imagine todas as possibilidades na hora de escolher, você de jeito nenhum pode ficar com o lugar que sobrou!
  3. Crie uma estratégia! Por qual matéria vai começar? Vai ler todos os textos ou não? Vai insistir na questão até conseguir? Lembre-se a prova foi feita pra te cansar, os textos não estão ali atoa, ok... mas será que se você ler o comando primeiro não existe a probabilidade de você já saber do assunto sem precisar do texto? Ou se realmente for necessário ler, você já vai buscar as palavras chaves que vão tirar suas dúvidas, e você concorda comigo que isso vai ser bem mais rápido que o que você faria normalmente? Se tem uma coisa que você precisa é de tempo! 
  4. Coma e beba durante a prova! Como eu já disse, é uma prova cansativa e você irá perder muita energia, então é necessário estar prevenido com água e comida. Eu sempre levo algo doce, algo salgado e água, nada de coca-cola ou coisas doces pra beber ok? Eu sei que tem bebedouros em todos os locais mas não custa levar a sua para evitar distrações. Uma dica é levar m&m, pois você não vai correr o risco do chocolate derreter e te sujar inteiro.
  5. Tranquilize-se! A semana inteira ouvi essas dicas dos meus professores e aos poucos elas estão fazendo efeito. O que você poderia ter feito, já foi feito! Meu professor de história me disse hoje que a prova é constituída de 100%, 70% é o conteúdo que você adquiriu nesses três anos de EM e os outros 30% é todo seu, do seu foco na hora da prova, da sua calma, da sua força de vontade em vencer o cansaço e acima de tudo a consciência de que existe vida pós-enem! Outro professor meu brinca dizendo que "vestibular é bom porque tem todo ano!" e se esse não for seu ano, nosso ano (vai ser, já está sendo!) você vai entregar os pontos ao invés de se dedicar para o ano seguinte? Pense bem e destrói essa prova, afinal de contas... é "só" uma prova né??? hahahahh 
  • NÃO SE ESQUEÇA! Levar documento oficial com foto, prova somente com caneta preta e de corpo transparente,  marcar a cor do seu caderno de prova e transcrever a frase pro cartão assim que tocar na prova (se esquecer, é zero!), leve seu cartão de confirmação e se ele não chegou, imprima-o no site. Reserve 30min para marcar o cartão-resposta e não fique achando que você consegue em 10 pois nessa prova você não pode arriscar, tenha muita atenção em ler cada comando porque vocês sabem que existem pegadinhas que quando notadas, tornam a questão muito mais fácil, almoce ou lanche coisas leves antes da prova e tente dormir cedo. No mais, peço que tenham calma mais uma vez e boa prova a todos!

Peço desculpas se o post ficou muito longo, mas eu fiz de todo coração pensando em cada vestibulando que acompanha meu blog e que põe na prova, uma esperança de vida melhor e uma grande chance de se tornar alguém. Sendo meus concorrentes ou não, eu de verdade desejo o sucesso de vocês! Beijinhos e até o próximo post...

onde me encontrar


6 comentários :

  1. Ai, que bom que já passei por isso, viu... O pior não é em fazer a prova, é esperar as notas!!

    www.blogueiranobusao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sorte a sua!!! acho que são etapas, primeiro encarar a prova e depois esperar as notas... e acho que quando você sabe que fez boa prova você já se tranquiliza na hora de esperar

      Excluir
  2. Vou destruir nesse enem, estou fazendo tudo que você indicou. Boa sorte a todas
    http://sanduichdeunicornio.blogspot.com.br visit me :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. meu prof sempre dizia isso pra turma e eu nao esqueci nunca mais kkkkkk vamos destruir, boa sorte nao... boa prova!

      Excluir
  3. Vishi vou te falar viu, mesmo UEM não vai fazer a prova fica aprenciva. Meu marido quem foi fazer a prova e eu quem fiquei apavorada, enquanto ele não chegou pra me dizer como foi eu não suceguei kkkk. Ótimas dicas... Beijos

    http://blogsemdrama.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é um nervosismo enorme, meus amigos e família também ficaram assim comigo! bjs amor

      Excluir